Quando saí do casulo e me transformei: a minha melhor versão…

Sou uma Apaixonada pela Transformação Pessoal… a começar por mim!… Quem me conhece sabe que reinventar-me e desafiar-me a ir mais longe a cada momento é uma constante na minha vida. Hoje, a diferença é que procuro ajuda quando tenho dificuldades e a atitude de co-criar faz parte do meu modo de estar, tanto quando sou eu que preciso de apoio como quando estou ao serviço dos outros. Hoje aprendi que não há verdades absolutas e que as várias perspetivas fazem parte da experiência de cada um e, consequentemente, fazem parte da visão do todo, que só serve para alargar os nossos horizontes.

Mas nem sempre foi exatamente assim…

Durante 26 anos dediquei a minha vida profissional à área financeira. Fui Gestora Financeira em diversos ambientes multinacionais e responsável pela gestão de várias equipas. Na altura já dava muito valor à coesão de equipa e para mim eram “os meus meninos”, a quem exigia muito, mas também os desenvolvia e protegia da melhor maneira que conseguia e sabia.

A minha personalidade forte permitia-me a Excelência em vários aspetos da vida profissional, mas, por outro lado, e porque há sempre o outro lado da balança, nem sempre consegui a melhor relação com os meus pares… Mais tarde vim a perceber que, apesar de manter uma boa relação com a equipa, também os assustava, com o não querer falhar e estar sempre em busca da perfeição.

A partir de um dado momento, por volta de 2012 senti a necessidade de começar a procurar respostas diferentes… sentia-me injustiçada porque apesar das minhas boas intenções, o impacto que causava à minha volta não era o que queria… Foi a minha busca pelas respostas internas… comecei a participar em retiros e dando mais valor ao meu desenvolvimento pessoal através de diversas formações.

Saí do mundo financeiro em 2016 e, cada vez mais fascinada pelo comportamento humano, comecei a especializar-me em várias áreas: Body Language e Microexpressões Faciais, na área da Programação Neuro Linguística (PNL), tendo tido a oportunidade de adquirir conhecimento com os co-criadores da PNL: Richard Bandler, com quem fiz o Practitioner e mais tarde fiz o meu Trainer de PNL com o John Grinder. Tive ainda a oportunidade de fazer pequenas formações na área do Coaching Generativo com Robert Dilts e com o Stephen Gilligan.

Foi na Índia que tive a opção de escolher um nome que me lembrasse o caminho que pretendo seguir. Esse nome é Daya, e significa Kindness & Compassion (Bondade e Compaixão).

No regresso da Índia, onde me especializei como facilitadora de Meditações Ativas de Osho, decidi certificar-me como facilitadora para a prática de Meditação com Crianças, reconhecida pela Yoga Alliance. Uma dádiva poder trabalhar com crianças nesta área.

A vontade de aprender não cessou e a vontade de compreender a forma como o nosso cérebro funciona levou-me a querer adquirir mais conhecimento, através de uma certificação que alia o coaching e a neurociência, Conversational Intelligence® (C-IQ), pelo CreatingWE Institute, e ainda na altura ministrado pela fabulosa e criadora Judith E. Glaser.

A curiosidade ficou ainda mais aguçada e decidi fazer um curso de Especialização em Neurociências, Neuroplasticidade, Nutrição e Bioquímica no Instituto Piaget, ministrado pela High Performance Brain, que me permitiu perceber melhor como podemos cuidar e nutrir o nosso cérebro e, consequentemente, cuidarmos melhor da nossa vida.

Ao longo deste tempo fiz + de 400 sessões individuais de coaching neurolinguístico e + de 500 horas de formação e workshops (sala e online).

Em 2019 fui desafiada para voltar ao “mundo das multinacionais”, enquanto responsável financeira da Europa e do shared service (serviços partilhados) em Portugal. Depois de muito ponderar percebi que ia ser a minha melhor oportunidade, para perceber o que tinha realmente transformado em mim e nas minhas atitudes, num mundo tão acelerado e desafiante como o Corporativo. Foi quando saí do casulo e permiti dar asas à borboleta, depois de todo o processo de Transformação.

Hoje acredito na Liderança mais Humanizada e marquei a diferença na minha equipa, através do exemplo e na forma como abordei as situações mais adversas. Fomentei o espírito de equipa e a confiança no seio da equipa. Praticamos a escuta ativa, o não-julgamento imediato, a partilha e vulnerabilidade no seio da equipa, a verdade e a transparência, que permitem aprendizagem constante e crescimento geral com as falhas de cada um.

Eu tenho o Poder da Escolha das minha atitudes de forma muito consciente. Não mudo os outros nem as suas atitudes, apenas o meu Estado face a cada situação. Tal como diz o John Grinder: “o problema não é o problema mas o Estado em que abordo a situação”.

Se dá trabalho? Claro que sim!… A questão é que estar em constantes conflitos ou com perda de vontade de ir trabalhar também dá muito trabalho e não nos mostra a luz ao fundo do túnel para dias calmos. A Escolha da gestão das emoções é de cada um… e aprende-se, como tudo na Vida!…

Já fiz a transição e já me voltei a dedicar de forma exclusiva a esta área de partilha de conhecimentos e desenvolvimento de pessoas e equipas, que é a minha maior paixão.

A minha Visão é a de SER uma influência positiva na transformação de vida de milhões de pessoas.

Já em 2020 continuo o meu caminho de viver o momento presente e certifiquei-me como Professora de Mindfulness pela Escola Mude Aqui e Agora, reconhecida pela Yoga Alliance e terminei a certificação de Professional & Self Coaching (PSC), pelo IBC – Instituto Brasileiro de Coaching, de José Roberto Marques.

Aproveitei esta fase e, para ajudar os líderes a gerirem o seu tempo fui aprender e certificar.me em Kids Coaching e tem sifo fabuloso!…

E isto é um pouco de mim! Acima de tudo sou um Ser Humano apaixonado pela Vida e pela Transformação Pessoal. A evolução é contínua e infinita e faz-se com baby-steps como tantas vezes partilho com os meus coachees.

Também desempenho o papel de Mãe de ”uma dádiva da Natureza”, o Nuno, que tanto me desafiou e ensinou a ser como sou hoje. As estatísticas diziam que a morte lhe chegaria na infância, máximo adolescência, mas estatísticas são estatísticas e o Poder da Escolha e de atitude perante a Vida está dentro de cada um!… Nós escolhemos aproveitar a Vida enquanto estamos vivos e tudo mudou… mudámos o foco para o que queremos em vez do que não queremos e o prognóstico deixou de fazer sentido… hoje o Nuno é um adulto, que está a terminar o Mestrado Integrado de Ciências Farmacêuticas, que fez Erasmus fora de Portugal, de forma autónoma e independente. Nem tudo é aquilo que parece ser a nossa realidade… há sempre outras perspetivas.

A minha Missão é inspirar pessoas a desenvolverem o seu máximo potencial, para serem mais otimistas, mais felizes e a obterem a máxima eficácia tanto na sua vida pessoal como na sua vida profissional.

Os meus Valores enquanto profissional de Desenvolvimento Humano são: Respeito | Evolução Contínua | Paixão | Liberdade de Escolha | Confiança.

Acredito que todas as pessoas possuem todos os recursos que necessitam dentro de si e que, para atingir e potenciar os resultados de cada um, por vezes basta a tomada de consciência e foco nos objetivos a atingir. Fazer parte desse processo de crescimento, contribuindo com a partilha dos meus conhecimentos é algo que me apaixona.

Viajar, estar em contacto com a natureza, conhecer novas culturas e formas diferentes de estar na vida são essenciais para a minha aprendizagem, para o meu bem estar e felicidade.

Regista-te e fica a par das Novidades

Últimos artigos

eBook

GUIA COM 3 FERRAMENTAS PODEROSAS PARA TRANSFORMAR O TEU DIA

GRÁTIS
eBook Grátis

GUIA COM 3 FERRAMENTAS PODEROSAS PARA TRANSFORMAR O TEU DIA